A ascensão da mulher é um dos temas mais debatidos ao redor do mundo. Seja na indústria, no cinema ou na música, em todas as esferas a mulher tem se destacado.
Por isso e em homenagem ao dia internacional da mulher, listamos as engenheiras mais poderosas do mundo! #DiaInternacionaldaMulher
10. Anjali Joshi – Vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google.
Em seus mais de 10 anos no Google, Joshi trabalhou como líder de produto e engenharia para inúmeros produtos, incluindo pesquisa de imagens, de saúde, mapas, tradução, localização. Ela trabalhou no Google Fiber, na nuvem e na infraestrutura do Google, além de Notícias e finanças.
Ela é conhecida internamente como um líder de engenharia que pode lidar com problemas complicados realmente grandes. Joshi começou na indústria de telecomunicações, lançando sua carreira na AT & T Bell Labs.
9. Komal Mangtani – Chefe de inteligência de negócios da Uber.
Ela faz parte da liderança de engenharia da Uber. Ele fornece análises em tempo real para permitir milhões de transações financeiras em tempo real enquanto combate a fraude. Sua equipe também fornece a tecnologia que permite que o a empresa analise coisas como novas oportunidades de mercado e desempenho geral dos negócios.
Mangtani também é ativa na promoção de mulheres em tecnologia. Ela atua como membro do conselho consultivo do Women Who Code.
8. Sarah Clatterbuck – Diretora de engenharia de Infraestrutura de Aplicativos do LinkedIn.
Clatterbuck lidera uma equipe que trabalha no que é conhecido como “infraestrutura de apresentação”, a tecnologia que determina a usabilidade e a aparência dos produtos do LinkedIn.
Por exemplo, ela criou a equipe de acessibilidade do LinkedIn. E ela criou uma equipe de código aberto para trabalhar com a principal arquitetura de aplicativos do LinkedIn, conhecida internamente como Pemberly, o SPA (Single Page App) de maior escala do setor.
Ela é ativa nas comunidade de mulheres na tecnologia, patrocinadora do programa de estágio da empresa e faz parte do conselho de escoteiras do norte da Califórnia.
7. Clara Liang – Diretora de produto do Airbnb.
Ela lidera as equipes de produto responsáveis pela confiabilidade e segurança, arquitetura de experiência e infraestrutura.
Isso significa que ela está envolvida em tudo, desde os esforços anti-discriminação mais importantes da empresa até suas ferramentas para desenvolvedores.
Ela era anteriormente a diretora de produtos da Jive e, antes disso, também já trabalhou na IBM.
6. Joy Dunn – Líder de inovação na SpaceX.
Ela comanda a força-tarefa que traz novos produtos à produção, mantendo os recursos dos programas de foguetes existentes.
Ela está na SpaceX desde 2009 e trabalhou em tudo, desde a primeira espaçonave comercial em órbita, até a estação espacial internacional e o foguete de passageiros.
Em seu cargo anterior de gerente sênior de engenharia, ela liderou uma equipe de 65 engenheiros que construíram o foguete Dragon.
Quando não está construindo foguetes, ela pode ser encontrada ajudando toda uma lista de organizações que incentivam as crianças a explorar a ciência e a tecnologia.
5. Reates Curry – Especialista técnica em pesquisa e inovação da Ford.
Curry é doutora em engenharia biomédica (sua especialidade é interação homem-máquina) e usou essa experiência no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford para construir carros mais seguros.
Ela é membro do laboratório VIRtual Test Track EXperiment (VIRTTEX), lar de um dos mais avançados simuladores de direção do mundo. Ela publicou dezenas de artigos sobre sua pesquisa e recebeu o prestigioso Henry Ford Technology Award da Ford, não uma, mas duas vezes.
Ela também é líder na Sociedade Nacional de Engenheiros Negros.
4. Jana Messerschmidt – Vice-presidente do Global Business Development e do Twitter.
Ela está no Twitter desde 2010 por meio do Netflix. Foi sua equipe que orquestrou a maior parte dos grandes acordos de parceria do Twitter, incluindo acordos com Apple, Google, IBM, Salesforce e Comcast.
Ela lidera uma organização enorme além das parcerias. Inclui vendas empresariais, relações com desenvolvedores, marketing e gerenciamento de programas técnicos e ciência de dados.
Messerschmidt também é conhecida como parceira fundadora da #Angels, uma equipe de mulheres líderes empresariais, principalmente do Twitter, que estão investindo em startups em estágio inicial.
3. Regina Dugan – Vice-presidente de engenharia do Facebook.
Dugan lidera o edifício 8, a equipe responsável pelos projetos do Facebook. O edifício 8 é bastante secreto, mas sabemos que sua missão é transformar a P&D em produtos e rapidez.
Antes do Facebook, Regina liderou a equipe de Tecnologia e Projetos Avançados do Google e atuou como membro da equipe de liderança sênior da Motorola Mobility, de propriedade do Google.
2. Priya Balasubramaniam – Vice-presidente de operações do iPhone da Apple.
Priya é responsável pela organização que lida com a cadeia de suprimentos e fabricação da Apple para iPhones. Não sabemos quantas pessoas estão envolvidas, mas entendemos que sua equipe é massiva e global.
Sua influência é global também. Por exemplo, ela tem sido fundamental na negociação de um novo acordo para fabricar produtos da Apple na Índia, informou o Wall Street Journal.
1. Peggy Johnson – Vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios da Microsoft.
Ela também criou a Microsoft Ventures, o fundo corporativo de capital de risco da empresa.
E ela está nos conselhos da organização internacional de saúde PATH e Live Nation Entertainment. Ela já trabalhou como engenheira eletricista na Qualcomm.