Sem dúvida, empresas que ainda não deram atenção à automação industrial perdem uma ferramenta-chave para aumentar a produtividade e competitividade.
Em um mercado cada vez mais acirrado, elas terão mais dificuldade para manterem suas posições. Confira:
👉 Produtividade: processos altamente repetitivos são executados com o menor desperdício possível de matéria-prima.
👉 Custo: devido à redução de desperdício de material e da baixa necessidade de intervenção humana, há uma queda do custo operacional. Por isso, o investimento feito em máquina ou equipamento automatizado também tem rápido retorno.
👉 Qualidade: direcionados a executar padrões sem riscos de alterações durante a operação, os sistemas de automação industrial alcançam um melhor resultado em termos de qualidade de produto final.
👉 Tempo: a produção industrial é acelerada com o auxílio da automação, quando comparada com a produção que depende diretamente do trabalho humano, em razão da precisão e da alta capacidade de repetibilidade.
👉 Segurança: máquinas modernas já cumprem as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, especialmente a NR12, que estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e utilização de máquinas e equipamentos.
Fonte: A voz da indústria.