Você sabe a diferença entre robô cartesiano, robô Gantry e robô SCARA?
Nem todos os robôs que operam em eixos X-Y-Z são robôs cartesianos.
Os robôs Gantry, por exemplo, incorporam dois eixos X na configuração, confira.
Diferença entre robô cartesiano e robô Gantry
Os robôs Gantry têm dois eixos X com um único eixo Y os abrangendo.
Esta configuração tem dois benefícios sólidos sobre a de um robô cartesiano: Cursos mais longos (podem carregar cargas em distâncias mais longas).
A capacidade de transportar cargas úteis mais pesadas.
Diferenças entre cartesianos e robô SCARA
Robô SCARA é um braço de robô com montagem de conformidade seletiva (ou articulado).
Esses robôs de 6 eixos têm um sistema de trabalho circular que oferece mais flexibilidade do que um robô cartesiano e se movem melhor no plano horizontal. Porém, esse sistema de trabalho circular acaba ocupando muito mais espaço do que o sistema retangular dos robôs cartesianos.
Robô Cartesiano
Os robôs cartesianos, são muito mais precisos em seus movimentos e oferecem uma repetibilidade muito melhor. Eles também são mais fáceis de programar!
Diferenças entre Robôs Cartesianos, Gantry e SCARA
Para entender a diferença entre o robô cartesiano e os outros robôs, confira abaixo as aplicações ideais para cada tipo de robô, que podem ser resumidas como:
- Cartesiano: Onde velocidade e precisão são necessárias, com movimentos controlados em linha reta. Este robô é ideal para aplicações de espaço limitado e cargas úteis pesadas;
- Gantry: igual ao cartesiano, mas pode ser usado para aplicações com cargas úteis muito maiores. Eles são muito robustos e podem resultar em custos maiores se sua carga útil puder ser manuseada por um robô cartesiano;
- SCARA: Onde é necessária flexibilidade no posicionamento, ideais para montagens precisas. Eles também são ideais para ambientes subaquáticos e hostis, pois os robôs cartesianos requerem coberturas especiais.