Confira um pouco sobre eficiência energética em moldagem por injeção.
O consumo de energia elétrica durante o processo de moldagem por injeção pode ser facilmente dividido em duas fases.
Podemos nomear essas duas partes em, tempos de execução e tempos de ociosidade.
A 1ª fase
Durante a primeira fase, grande quantidade de energia é usada, desde o momento do start do ciclo até o momento de extração da peça.
A 2ª fase
Já a segunda fase, ele não tem um ponto específico de início ou fim, ela está presente em vários pontos do ciclo total, demonstrando-se mais significativa no momento do resfriamento, desde o ciclo não esteja executando alguma função em paralelo.
A energia principal consumida está direcionada entre os motores do sistema e os componentes de aquecimento, enquanto quantidades menores são usadas pelos acessórios em todo o processo.
Portanto, a eficiência da indústria de plástico geralmente é mais fácil de aproveitar através do ajuste fino dos processos durante o estágio crucial de moldagem por injeção na fabricação de formas.
Para que você tenha eficiência energética em moldagem por injeção, os mecânicos devem verificar constantemente as peças em uso durante o estágio de fabricação de moldes para obter recursos de desempenho ideais, isso implicaria em ajustes e limpezas periódicas dos componentes envolvidos.
Verifique se as configurações de pressão são mais adequadas para a produção em questão.
Etapas de manutenção que ajudam a garantir a eficiência energética em moldagem por injeção
- Limpe os bicos regularmente para garantir o fácil fluxo de plástico.
- Inspecione os componentes de fabricação de moldes quanto a traços de plástico remanescentes.
- Limpe os componentes do molde periodicamente para garantir a forma ideal.
- Verifique se a temperatura de trabalho é ideal para o material utilizado.
- Verifique a temperatura do óleo e seu nível de pureza.
- Ajuste o sistema hidráulico para que não haja desperdício de energia, causados através de picos de pressão desnecessários, vazamentos hidráulicos e outros.
Avalie o equipamento para garantir a eficiência energética na indústria
Além de todas essas providências básicas, sugerimos avaliar o equipamento (máquina injetora) a fim de viabilizar a instalação de componentes que aperfeiçoem o ciclo, componentes que reduzam harmônicas, componentes que eliminem ruídos EMI/RFI e sistemas que simulem servo-motores em motores assíncronos convencionais, como o EcoDrive.
Hoje o assuntoi foi sobre a eficiência energética em moldagem por injeção, na próxima falaremos sobre o EcoDrive e como economizar energia em moldagem por extrusão.
Enquanto isso, confira também como funciona uma máquina injetora.