Se você parou pra ler este conteúdo da Automata, é provável que já conheça alguma coisa sobre máquinas injetoras (moldagem por injeção de plástico).
Existem muitos motivos pelos quais o processo de moldagem por injeção é muito popular no campo da produção de plástico – o motivo mais comum é:
É o melhor meio de produzir quantidades enormes e idênticas de peças de plástico.
Existem muitos tipos diferentes de máquinas injetoras, dependendo do que você está criando e como a máquina afeta o produto.
As máquinas injetoras são classificadas principalmente pelo tipo de sistema de acionamento que utilizam: hidráulico, elétrico e híbrido.
Ou seja, os tipos de máquinas injetoras que existem são hidráulicas, elétricas e híbridas.
Confira a seguir a diferença e benefícios de cada uma.
Máquinas injetoras hidráulicas
Historicamente, essa era a única opção disponível até que uma empresa no Japão introduziu a primeira máquina elétrica no início dos anos 1980.
Confira alguns benefícios de uma máquina injetora totalmente hidráulica:
- Preço mais baixo: o preço base dessas máquinas é significativamente menor do que as alternativas.
- Peças mais baratas: Se uma peça da máquina precisar ser substituída devido a danos ou a vida útil das peças atingiu o limite, as peças de reposição têm custo mais baixo e são mais fáceis de encontrar.
- Peças mais fortes: as peças hidráulicas da máquina são mais resistentes ao desgaste – elas são feitas para durar.
- Potência: as máquinas de moldagem hidráulica têm uma força de fixação excepcional.
Máquinas injetoras elétricas
As máquinas de moldagem elétrica, conforme mencionado acima, foram disponibilizadas pela primeira vez na década de 1980 e rapidamente se tornaram populares.
Benefícios das injetoras totalmente elétricas:
- Eficiência energética: as injetoras elétricas usam energia apenas quando em ação – o que significa que a potência do motor é apenas igual à dos requisitos de carga.
- Menor tempo de inatividade: Não há chance de vazamento de óleo. Além disso, nenhum uso de óleo significa nenhum filtro a ser substituído, o que significa que os gastos com consumíveis são menores.
- Processo mais rápido: O processo dela é 100% repetível e não precisa de supervisão.
- Operação limpa: uma vez que não há uso de óleo para esta máquina, é seguro para uso se você estiver fabricando peças médicas, que precisam ser limpas.
Máquinas injetoras híbridas
Para alguns, os modelos híbridos prometem o melhor dos dois mundos, reunindo os benefícios de um motor elétrico e hidráulica. Confira:
- Diversidade: as combinações possíveis para máquinas de moldagem por injeção híbridas abrem novos graus de flexibilidade de design.
- O melhor de ambos: as máquinas de moldagem híbridas combinam a economia de energia e a precisão dos moldadores elétricos com a capacidade de geração de força de uma unidade hidráulica.
- Motor substituído: os híbridos substituíram os motores da bomba CC de velocidade fixa por inversores CA de velocidade variável, de modo que a bomba só opera quando necessário e usa a quantidade necessária de óleo para a eficiência do processo.
- Menos tempo de inatividade: requerem menos manutenção e apresentam menos tempo de inatividade do que máquinas de moldagem totalmente hidráulicas ou elétricas.
- Ponto de preço: cai bem entre as máquinas de moldagem totalmente hidráulicas e totalmente elétricas, tornando-se uma opção acessível. Especialmente para fabricantes de dispositivos médicos.
Agora que já conferiu um pouco sobre tipos e benefícios, confira também nosso artigo sobre como funciona uma máquina injetora de plástico.