Retrofit é um termo específico utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma, como máquinas.
Um exemplo de retrofit é a modificação dos sistemas eletroeletrônicos, hidráulicos ou mecânicos de uma determinada máquina injetora, sopradora, extrusora e de termoformagem. O Retrofit mais comum, que temos observado, é a troca de comando eletrônico, CLP e IHM.
Exemplo de retrofit: Máquina injetora.
Tomando como exemplo uma máquina injetora, é possível identificar pontos chaves para a tomada de decisão com relação a escolha de um retrofit total, parcial ou até mesmo a decisão de descarte do equipamento. A analise está diretamente relacionada à produtividade do equipamento, ao nível tecnológico do comando, à robustez mecânica, ao estado de conservação do sistema hidráulico, do conjunto forno e rosca, do conjunto de fechamento e ao possível aumento de performance com o retrofit.
Leia também os posts Como decidir entre Retrofit ou troca da máquina, Eficiência energética para Injetoras, Qual a melhor solução para máquinas injetora
Caso o equipamento possua uma condição favorável com relação aos subconjuntos mecânicos e hidráulicos indicamos apenas a troca do comando e da fiação bordo máquina, desta maneira o investimento é pequeno com relação ao valor total do equipamento no mercado de usados. Em outros casos, aplica-se um retrofit parcial do conjunto mecânico e hidráulico como troca de pinos e buchas no fechamento, troca das vedações dos cilindros, blocos e válvulas, troca de anel peão e válvula, troca do conjunto rotativo e pintura/retoque das carenagens e demais peças, nivelamento da máquina e aferição do paralelismo do fechamento.
Quando realizamos a troca de comando eletrônico, incluímos ao projeto recursos de equipamentos modernos 2017.
Recursos do projeto
- Servo controle de velocidade e pressão, na qual permite uma melhor atuação sobre o sistema hidráulico, melhorando assim o desempenho do movimento, o ponto de parada com maior precisão e a repetibilidade.
- Sistema integrado entre controle de qualidade e CEP (controle estatístico de processo), permitindo assim uma analise mais precisa dos principais parâmetros do processo e uma ação corretiva sobre eles, portanto, obtendo o melhor ciclo para o específico molde e material.
- Sistema integrado de aquecimento de molde, injeção sequencial, machos hidráulicos e pneumáticos livremente programáveis.
- Sistema de redirecionamento total, onde é possível através de uma página de configuração redirecionar qualquer entrada ou saída digital, qualquer entrada ou saída analógica, canais de termopares e demais i/o’s.
- Configuração do sistema de alarme que permite indicar a cada um deles um nível diferente e em função do ocorrido o específico alarme poderá fornecer uma mensagem, soar um sinal sonoro, desligar o motor, efetuar uma parada de ciclo, todos ao mesmo tempo ou apenas um deles, dependendo da configuração aplicada.
- Sistema de soft-start, self-tuning e servo-control nos sistemas de aquecimento do cilindro e aquecimento do molde.
- Sistema de controle automático da força de fechamento e regulagem automática da altura de molde.
- Diagnose remota by ethernet.
Ainda no momento do retrofit, é possível aplicar algumas soluções nas quais deixam o equipamento preparado para uma futura adequação NR12 e futura instalação de sistema de eficiência energética.
Proposta de Retrofit
A Automata do Brasil é especializada no serviço de retrofit de máquinas industriais, solicite sua proposta.
Comentários estão fechados.