Aqui você encontrará uma breve explicação de o que é uma máquina injetora, caso prefira, você pode encontrar neste outro artigo uma explicação de Como funciona uma máquina injetora de plástico. Bom, vamos lá então.
Explicação: O que é uma máquina injetora?
Máquina injetora é um conjunto eletromecânico, composto de duas principais partes mecânicas, que são elas denominadas de conjunto do fechamento e conjunto da injeção. O conjunto do fechamento é composto por: Subconjuntos, fechamento e extração.
Subconjunto
O subconjunto da injeção é composto pela injeção e a unidade de injeção.
Fechamento
O fechamento é responsável por receber a ferramenta de moldagem por injeção, geralmente chamada de molde.
Extrator
O Extrator é responsável por executar a expulsão da peça para fora do molde após o processo de injeção.
Ainda existem alguns subconjuntos no conjunto do fechamento da máquina injetora, denominados, extratores pneumáticos, machos hidráulicos e pneumáticos e outros que auxiliam em alguns processos de moldagem que exijam recursos específicos.
Confira como funciona uma máquina injetora Engel
Como funciona o processo injeção?
O processo de injeção é responsável por coletar a matéria prima, na maioria das vezes granulada (polímero), e transformá-la em plástico liquefeito, e na sequência, injetar tal matéria prima para dentro do molde.
Unidade de injeção
Unidade de injeção é o subconjunto da injeção, responsável por aproximar e afastar a injeção do molde.
Ainda existe o subconjunto de plastificação e dosagem do material, extremamente importante para o processo.
Acima foram citados os principais conjuntos, de forma resumida, que compõe a máquina injetora, responsável por executa o processo de moldagem por injeção.
Atenção: A Automata é uma empresa focada em retrofit e manutenção de máquinas injetoras. Você pode encontrar mais detalhes sobre máquinas injetoras, acessando outros artigos em nosso BLOG.